AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTICS, NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E NO RELACIONAMENTO PROFESSOR - ALUNO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Lielson Pinheiro Torres

Palavras-chave:

Conhecimento, Metodologia, Formação, Qualidade

Resumo

O presente artigo, parte da pesquisa de mestrado em Ciências da Educação, na Universidade Del Sol- UNADES, PY, sob orientação o senhor Drº Enrique López. O artigo apresenta os dados sobre as contribuições das (NTICs) enquanto recurso didático no processo ensino-aprendizagem e relacionamento professor-aluno no 3º ano do ensino médio, em uma escola estadual, no interior de Rondônia. O Estudo revelou que apesar das dificuldades na estrutura, formação e gestão das TICs no âmbito escolar, estas têm um alto nível de adesão entre alunos e professores, dentro e fora do espaço escolar, e que as políticas públicas para uso das Tecnologias na Educação precisam ser acrisoladas.

Referências

CERIGATTO, Pícaro. M.; MACHADO, Guidotti. V. Tecnologiasdigitais na prática pedagógica. Porto Alegre RS: Grupo A, 2018.

9788595028128. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028128/. Acesso em: 10 nov. 2021.

COLL, César. Psicologia e Currículo. Uma aproximação psicopedagógica àelaboração do currículo escolar. Trad. Cláudia Schilling, 5ª ed. São Paulo-SP, 2003.

AUSUBEL, David: biografia, teoria, contribuições, obras, in: maestrovirtual.

com; Disponível em: < https://maestrovirtuale.com/david-ausubel-biografiateoria-contribuicoes-obras/ acesso em: 10 nov. 2021.

Educação dialógica, pedagogia. por colunista do portal educação.

Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/43182acessado em 10/11/2021.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa emCiências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1999.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas: Papirus, 2012.

_______, Tecnologia e tempo docente. Campinas, SP. Papirus, 2013.

MARCILIO, Elci Candido Ferreira in. Web & arte: Desafios comunicacionaisna Educação. São Caetano do Sul: USCS / Programa de Mestrado emComunicação, 2012. Orientador: Prof. Dr. Elias Estevão Goulart. Dissertação(mestrado) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Disponívelem: < https://silo.tips/download/web-arte-desafios-comunicacionais-naeducaao>acesso em 10/11/2021.

MORAN, José Manuel. Masseto e Behrens. Novas Tecnologias e mediaçãopedagógica, Campinas SP: Papirus, 2000 (Coleção Papirus Educação).

________ Novas Tecnologias e mediação pedagógica, 21ª ed. rev. e atual.

Campinas SP: Papirus, 2013. (Coleção Papirus Educação).

PERRENOUD, Phelippe. Dez Novas competências para ensinar- trad.

Patrícia Chittoni Ramos. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARJA, Sanmya. F. Informática na Educação - O Uso de Tecnologias Digitais na Aplicação das Metodologias Ativas. SP: Editora Saraiva, 2018.

9788536530246. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530246/. Acesso em: 10 nov. 2021.

Downloads

Publicado

31/12/2021

Como Citar

Pinheiro Torres, L. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTICS, NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E NO RELACIONAMENTO PROFESSOR - ALUNO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista Jurídica Do Ministério Público Do Estado De Rondônia, 5(1), 105–125. Recuperado de https://revista.mpro.mp.br/revistajuridica/article/view/44