A Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Âmbito do Ensino Infantil em Porto Velho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63043/rja.v1i1.66

Palavras-chave:

Direito, educação, políticas, públicas

Resumo

Este estudo analisa a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Porto Velho, com foco na avaliação do suporte oferecido pela rede municipal para garantir o pleno direito à educação. Adotando uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa empregou questionário e análise bibliográfica. A coleta de dados visa refletir sobre a efetividade das políticas públicas educacionais, questionando se a inclusão escolar está sendo concretizada. Conclui-se pela necessidade de revisão das políticas públicas, com capacitação da comunidade escolar, adaptação de escolas e a presença de profissionais especializados para melhor atendimento às crianças com TEA.

Biografia do Autor

Laisse da Costa Aguiar, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Mestra em Direito Penal pela UERJ, especialista em Direito para a Carreira da Magistratura pela EMERON, graduada em Direito pela UNIRON, servidora do TJRO. Id. https://orcid.org/0009 0001 0249 8282, Lattes
http://lattes.cnpq.br/0350891036971721.

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

DA COSTA AGUIAR, Laisse. A Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Âmbito do Ensino Infantil em Porto Velho. Revista Jurídica da Amazônia, Porto Velho, Brasil, v. 1, n. 1, p. 158–181, 2024. DOI: 10.63043/rja.v1i1.66. Disponível em: https://revista.mpro.mp.br/amazonia/article/view/66. Acesso em: 15 maio. 2024.